• (19) 97124-1510
  • Av. Orozimbo Maia, 430 - sala 1510, 15º andar Edifício Easy Office - Campinas - SP

Como saber se seu filho (a) está com excesso de gordura?

Como saber se seu filho (a) está com excesso de gordura?

Como saber se seu filho (a) está com excesso de gordura?

É clara a constante preocupação de pais com o peso de seus filhos. Como já discutido em artigos postados anteriormente, o PESO não é uma boa referência de classificação de estado nutricional, se for utilizado sozinho.

O porquê disso se explica pelo fato do peso como um todo, não especificar o que é peso de músculo e o que é peso de gordura. Para explicar melhor isto, pegamos exemplo de um atleta, este tem um peso alto se comparado com a média e se seu IMC for calculado, ele será classificado como obeso, pois possui muito músculo. E aí, podemos dizer que este atleta é obeso só por pesar bastante? Não, não podemos classificá-lo como obeso, pois possui pouca gordura corporal. Então, o que nos diz se somos ou não obesos, é a quantidade de gordura!!! É possível SIM, uma pessoa (criança ou adulto) estar com peso adequado, porém gordura em excesso e esta gordura é prejudicial à saúde, aumentando o risco de doenças circulatórias, como derrames, infartos, etc.

E como podemos saber se nossos filhos estão com gordura dentro da média?

Um ótimo e confiável parâmetro para avaliação de gordura corporal, é exame de sangue, como, Colesterol, HDL colesterol , LDL colesterol e Triglicérides. Porém se ainda não realizou nos seus filhos e está curioso, um outro método fácil e confiável, é medir a circunferência abdominal. Se esta estiver acima da média, significa que a gordura corporal está acima da média.

O departamento de Nutrologia, da Sociedade Brasileira de Pediatria, lançou um material especialmente para crianças e adolescentes, assim, hoje temos uma referência para nossas crianças em relação à quantidade de gordura abdominal. Então, pegue uma fita métrica, meça a cintura do seu filho (a), na faixa do umbigo. Observe a faixa etária dele (a) e gênero (branco ou negro) e olhe a tabela abaixo:

*Fonte: Odesidade na Infância e Adolescência: Manual de Orientação.

O ideal é a coluna do 50, porém ainda sendo considerado normais números entre 50 e 90. Se encontrou um número acima de 90, seu filho está com esta gordura acima da média. A coluna N, é o número de crianças que foram avaliadas para este estudo, portanto, ignore-a.

EXEMPLO: Menina, branca, de 9 anos de idade. Medi a circunferência, em cima do umbigo e esta apresenta 65 cm. Posso ficar tranquila, está dentro da normalidade, mas se ela apresentar acima de 73 cm, posso me preocupar e tomar providências.

Lembre-se que cada indivíduo possui um biotipo diferente, onde alguns têm maior tendência de acumular gordura na região abdominal, e por isso, que a faixa de normalidade se estender do P50 até P90.

Agora com os resultados, você já tem uma idéia de como a saúde do seu filho está, mas não precisa se desesperar, ainda há tempo de virar este jogo, agende uma consulta com um (a) nutricionista, para adequar sua alimentação e não se esqueça da atividade física!

LEMBRE-SE: A PREVENÇÃO É SEMPRE O MELHOR REMÉDIO!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *