Sexta-feira já tem carnaval e eu não poderia deixar de falar de um assunto MUITO IMPORTANTE: as bebidas alcoólicas. 😬Sim, é um feriado em que a maioria das pessoas abusa um pouquinho (ou muito) na bebedeira e é algo que preocupa a todos os profissionais da área da saúde. A recomendação é: MUITO cuidado com os excessos!
Muitos pacientes perguntam se o álcool realmente engorda e a resposta é SIM! A ideia de que o que engorda são os acompanhamentos e aperitivos, está errada! E além desse AUMENTO de gordura corporal, ele propicia a PERDA de massa magra. Para se ter ideia, 1 grama de carboidrato ou de proteína tem 4 calorias. Com relação à gordura, 1 grama contém 9 calorias. Já o álcool, cada ml contém 7 calorias – ou seja, é muito! Se aproxima mais da gordura do que do carbo ou da proteína!
“Mas nutri, numa cerveja por exemplo, há aproximadamente 5% de álcool apenas…”
O que acontece é que em uma latinha, 5% serão das calorias do próprio álcool, mas além disso, entram na conta as calorias dos carboidratos que a bebida contém e mais o gás da cerveja que estufa. Ou seja, uma bomba para engordar!
Além disso, as nossas mucosas também sofrem muito com a ingestão da bebida, causando inúmeros problemas gástricos e intestinais, como, gastrite, úlcera, doença de Crohn, síndrome do intestino irritável, etc. Sem contar os problemas hepáticos que podemos desenvolver, como esteatose (gordura fígado) e até a evolução para a cirrose hepática.
Viu só quanta coisa ruim? Claro, uma cerveja gelada no carnaval é sim uma delícia, mas vá com calma e com moderação. Lembre-se sempre da palavra mágica: EQUILÍBRIO! 😉
#nutricamilavalerio #carnaval#bebidaalcoolica
Cuidado com as bebidas alcoólicas
- Receita Cookies de Quinoa
- Os benefícios do Gengibre