• (19) 97124-1510
  • Av. Orozimbo Maia, 430 - sala 1510, 15º andar Edifício Easy Office - Campinas - SP

Leite de Vaca! Amigo ou Vilão?

Leite de Vaca! Amigo ou Vilão?

Leite de Vaca! Amigo ou Vilão?

Amigo ou vilão? 🐮👍🏼👎🏼
Bom, isso depende, afinal o leite nos dias de hoje não é o mesmo leite de antigamente.. Mas por quê?
O leite de caixinha passa pelo processo de UHT (ultra-pasteurização), em que o líquido é esterilizado por processo de aquecimento (150 graus) e em seguida resfriado. Esse processo é suficiente para matar as bactérias nocivas nele presente. Entretanto, além da perda dessas bactérias ruins, também ocorre a perda dos micro-organismos benéficos, que auxiliam na digestão e redução do seu valor nutritivo, já que boa parte das vitaminas é eliminada. Por isso, muitas pessoas tem intolerância e dificuldade de digestão. É estranho pensar que um alimento tão perecível duraria 180 dias na prateleira, não é? Isso só é possível porque, além de tudo, possui uma quantidade significativa de conservantes e estabilizantes.
O leite tipo A é um pouco melhor, pois não passa pelo UHT e sim somente pela pasteurização. Não é isento de conservantes e estabilizantes, mas consegue conservar um pouco mais dos seus benefícios.
Já os derivados do leite (iogurtes e queijos) são opções melhores, já que passaram por processo de fermentação, onde a maior parte da lactose é eliminada e há produção dos probióticos.
Mas e o cálcio??? Pode ser facilmente substituído pelos derivados e também por vegetais verde-escuros, gergelim, chia, etc.
Portanto, para decidir incluir ou não em seu plano alimentar o melhor é consultar um nutricionista, pois devemos sempre respeitar a individualidade bioquímica de cada um.
Se fizer questão de consumi-lo em seu dia a dia, certifique-se de que seja de boa procedência e o mais natural possível.😄 #nutricamilavalerio #leite #consumodeleite

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *