Nesta semana falamos um pouco sobre saúde intestinal e sua importância para o nosso corpo. Uma das primeiras formas para sabermos a quantas anda o nosso intestino (e também o nosso organismo) é através da observação das fezes!
Sei que não é um assunto tão agradável, mas é importantíssimo! 😬
Na imagem deste post está a Escala de Bristol (escala médica desenvolvida por Dr. Ken Heaton na Universidade de Bristol, destinada a classificar a forma das fezes humanas). Nesta classificação existem os sete tipos de fezes existentes, sendo o TIPO 4 o ideal.
Vamos às análises:
▪Tipos 1 e 2: trânsito intestinal lento, com uma tendência à constipação – sinal de que seu corpo está reabsorvendo toxinas deveriam ser eliminadas.
▪Tipo 3: um pouco melhor que as tipos 1 e 2, mas ainda com sinal de constipação.
▪Tipo 4: o mais saudável e ideal. Sao fezes lisonjas e consistentes. Não é necessário fazer força para eliminá-las e não possuem alimentos.
▪Tipo 5: pode ser sinal de trânsito intestinal acelerado e de uma alimentação rica em carboidratos e gorduras.
▪Tipos 6 e 7: são consideradas diarreias, sinais de trânsito intestinal acelerado, o que prejudica a absorção de nutrientes e água.
Preste atenção aos sinais que o seu corpo transmite! Qualquer alteração na consistência e/ou aparência (que fujam do TIPO 4), requer atenção e melhora na alimentação e muitas vezes uma suplementação específica se faz necessário. Procure sua nutri, a prevenção é o melhor tratamento!
#nutricamilavalerio #bristol#escaladebristol #saudeintestinal